top of page

A NATUREZA UNIVERSAL DO AMOR

No sentido universal, o amor é o poder divino de atração que harmoniza, une e vincula. Está no oposto da força da repulsão, que é a energia cósmica que materializa a consciência de Deus. A repulsão mantém todas as formas no estado manifestado através de maya, o poder da ilusão que divide, diferencia e desarmoniza. A força magnética do amor neutraliza a repulsão cósmica para harmonizar toda a criação e devolvê-la a Deus.

Aqueles que vivem em conexão com a força magnética do amor conseguem a harmonia com a natureza e seus semelhantes e são atraídos a feliz união com Deus.

 

 

Neste mundo, o amor implica em dualidade; nasce de troca mútua de sentimentos entre dois ou mais seres. Mesmo os animais expressam um certo tipo de amor pelos demais e por suas crias. Em muitas espécies, quando um par morre, o outro sucumbe pouco depois. Mas esse amor é instintivo nos animais; eles não são responsáveis por seu amor. Os humanos, por outro lado, têm uma consciente auto-determinação de compartilhar o amor com os outros.

No homem, o amor se expressa de várias maneiras. É o amor entre marido e mulher, pai e filho, entre irmão e irmã, entre amigos, entre guru e discípulo, entre o devoto e Deus, entre a alma e o espírito.

O amor é uma emoção universal, suas expressões se distinguem pela natureza do pensamento através do qual ele se move. Então, quando o amor passa pelo pai, sua consciência se torna amor paternal. Ao passar pelo coração do amante, acresce à esse amor universal outra qualidades. Não é o instrumento físico, senão a consciência através do qual se movimenta o amor que determina a qualidade do sentimento expressado. Assim, um pai pode expressar o amor maternal, uma mãe pode expressar o amor de um amigo, um amante pode expressar o amor divino.

Cada reflexo do amor provém do amor cósmico, porém, quando é expressado como amor humano em suas diversas formas, há sempre algo confuso. A mãe não sabe porque ela ama o seu filho e o filho não sabe porque ama a mãe. Eles não sabem de onde vem o amor que sentem um pelo outro. É a manifestação do amor de Deus, e quando é puro e generoso reflete o Seu amor divino. Deste modo, investigando o amor humano, podemos aprender algo do amor divino, já que no amor dos homens vislumbramos uma pequena parte do amor de Deus.

"A alma jamais poderá se satisfazer com alguma coisa, exceto com Ele e seu amor. O espírito de Deus é a realidade que nada mais pode igualar"

 

* Paramahansa Yogananda - The Divine Romance *

 

bottom of page