top of page

DEVOÇÃO

 

O que é devoção? É o fluxo constante de amor dirigido a Deus. Quando seu amor flui para indivíduos ou para coisas mundanas transitórias, este não pode ser chamado de devoção; trata-se, na verdade, apenas uma forma de apego. No entanto, quando seu amor flui incessantemente para Deus, o único princípio imutável por trás deste mundo de mudança, então, o seu amor se torna devoção.
Inicialmente, você desenvolve sua devoção se voltando para Deus e se aproximando dEle. Em seguida, você fortalece seu amor por Deus cultivando a atitude de ser seu devoto ou servo, e se rende a vontade dEle. Conforme seu amor por Deus se intensifica, você progride ao estágio no qual sente uma proximidade íntima à Deus e experimenta a presença divina continuamente.
Finalmente, você alcança a consumação de sua jornada espiritual quando percebe integralmente a verdade: "Eu sou Deus. Deus e eu somos um."
Na prática, a devoção assume duas formas. Primeiro, há o tipo de devoção que envolve várias práticas devocionais e rituais em que os devotos se engajam, tais como a prática tradicional de adorar ao Senhor com rituais de oferendas; fazer peregrinações a centros espirituais e assistir às cerimônias; cantar canções devocionais e estudar a literatura devocional; e assim por diante.
Estes são os tipos comuns de devoção. Na Gita, o Senhor ensinou que pode-se considerar estas várias práticas como sendo de um tipo inferior. Contudo, quando a sua adoração se expande numa total absorção em Deus, quando o seu amor por Deus entra em cada atividade de sua vida diária e você desenvolve um caráter sagrado e perfeito; então, você está expressando a devoção mais elevada, que muito satisfaz ao Senhor.
Há uma clara distinção, portanto, entre esta devoção que é Particularmente querida ao Senhor e o tipo mais comum de devoção. O último tipo usa as coisas do mundo fenomenal para adorar ao Senhor, tais como flores, por exemplo. De onde estes artigos vieram? Você pôde manufaturá-los?
Você criou estas flores? Não. Estas foram todas criadas pelo Senhor. Onde, então, está o sacrifício em oferecer ao Senhor as coisas que Ele mesmo criou? Tais oferendas não irão levá-lo muito longe em seu caminho espiritual. Mas, oferecer ao Senhor as sagradas flores de seu coração que não estão relacionadas ao mundo, e oferecê-las em amável adoração a Aquele que está sentado em seu coração; esta é a mais elevada forma de devoção. Essa é a devoção a que você deve aspirar.

 

- Sathya Sai Baba.

​© 2023 por Senda da Iluminação - Carolina Camargo. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page