
FÉ EM SI MESMO E FÉ EM DEUS
Quando Deus o aconselha a desenvolver sua devoção, não quer dizer que você deva negligenciar seus deveres mundanos. Prepare-se bem para desempenhar todas as suas tarefas no mundo. Cuide para aprender adequadamente o conhecimento mundano necessário ao desempenho de seus deveres. O mais importante: tenha sempre fé em si mesmo, fé em que você é capaz de cumprir o papel para o qual você nasceu como ser humano. Fé em si mesmo e fé em Deus são os verdadeiros segredos da grandeza. Na verdade, fé em si mesmo e fé em Deus são a mesma coisa; pois fé em si mesmo significa ter fé em sua natureza divina inata.
O conhecimento mundano pode proporcionar apenas alimento e abrigo, enquanto o autoconhecimento proporciona o maior de todos os tesouros: a percepção de sua própria realidade. Ainda assim, sem um pouco de conhecimento do mundo, você não será capaz de obter o conhecimento sobre o eterno. Você não deve ser descuidado na esfera do conhecimento mundano. O conhecimento espiritual precisa ser equilibrado com o conhecimento mundano. Os
sábios Valmiki e Vyasa foram honrados por todos. Eles escreveram muitas escrituras sagradas, incluindo os eternos Ramayana e Mahabharata. Eles foram grandes expoentes espirituais; no entanto, eles também eram bem versados em conhecimento mundano. De outra forma, como eles jamais poderiam ter escrito esses grandes clássicos?
Tudo no mundo vem de Deus. Como tudo vem dele, o que é possível oferecê-lo? A única coisa que você pode oferecê-lo é o seu amor. Isso é tudo que ele espera de você. Essa é a razão pela qual o poeta cantou:
Amado Senhor,
Tu és a realidade onipenetrante.
Estando o universo cheio de Ti, como posso construir um
templo para Ti ?
Sendo Tu tão efulgente quanto milhões e mais milhões de
sóis, como posso oferecer-Te minha pequena chama de
vela ?
Sendo Tu a realidade interna de todos os seres, como
posso chamar-Te por um nome específico ?
Estando todo o universo em Teu estômago, como posso
oferecer-Te um pouco de comida com devoção ?
Tudo que posso oferecer-Te é o meu amor,
E tudo que posso esperar por fazer é esvaziar meu ser em
Ti, que és o oceano do divino amor.
Sathya Sai Baba
