top of page

O CAMINHO DA LIBERTAÇÃO

CINCO PRINCÍPIOS ESSENCIAIS

Geoffrey Hodson.

 

1.— Tudo aquilo que procuramos se encontra em nós mesmos.

Deixemos de procurar a felicidade no externo; pelo contrário, tratemos de encontrar o coração de nosso próprio ser, onde unicamente jaz a solução dos problemas da vida e o caminho da felicidade e paz eternas.

2.— É necessário tranqüilidade absoluta para que a ‘Voz do Silêncio’ seja ouvida e a luz eterna que sempre brilha seja percebida.

Estamos sempre em presença de Deus. Os planos espirituais mais elevados não estão afastados no espaço, mas sim estão aqui mesmo. A voz de Deus ressoa sempre. Não ouvimos Sua voz, nem percebemos Sua luz, porque estamos completamente absorvidos em nós mesmos e nos aturdimos com nosso próprio ruído. Isto se aplica igualmente ao indivíduo e às nações. Aquele que aspira à vida espiritual deve retirar-se de todo isso; não deve se deixar arrastar pelo torvelinho da vida humana moderna, nem ser 

dominado pelas correntes de pensamento do mundo. De vez em quando é bom retirar-se de tudo isto e estabelecer dentro de si mesmo um centro de equilíbrio e paz. Então se ouvirá a Voz, será percebida a Luz e começarão a afluir a glória e a serenidade dos mundos superiores.

Assim sendo, o silêncio é o segundo grande princípio. “Tende quietude e saiba que sois Deus”, disse o salmista. Um poeta moderno afirmou: “Quão raro é encontrar uma Alma bastante tranqüila para ouvir a voz de Deus”, e também: “Permanece tranqüilo diante de seu Deus e deixa que Ele te molde.”

3.— Na quietude se produzirá a expansão de consciência.

Tendo se recolhido a si mesmo, tendo alcançado a tranqüilidade, concentremos nossos pensamentos na contemplação das coisas eternas. Deixemos que Deus penetre mais em nossas vidas. Esforcemo-nos em alcançar um conceito de Sua Glória e em imaginar Sua natureza. Então, nossa consciência se expandirá e nos encontraremos n´Ele e O descobriremos em nós.

4.— Nossos corpos devem purificar-se, a fim de que possam expressar a beleza, o esplendor, a expansão e a visão que nossa meditação revela.

O corpo físico deve refinar-se perfeitamente. Os efeitos hereditários de comer carne em excesso e a rudeza geral das últimas gerações têm que eliminar-se por meio de dieta e vidas puras. Um grande Mestre disse que nossos corpos devem estar livres ‘até da mais pequena partícula de impureza’. A impureza física tem sua contrapartida no corpo emocional e também na mente; por conseguinte, é três vezes indesejável. Nossas emoções têm que ser igualmente purificadas e cultivadas; devemos refinar nossa mente, dominar sua tendência a separatividade, ao egoísmo e à crítica, e aprender a pensar em termos de unicidade. Desta maneira os corpos sutis se farão sensitivos, puros, belos e translúcidos à luz interna.

5.— A solução de todos os problemas se encontra na compreensão da Unidade de toda a Vida.

Anjo, homem, animal, vegetal e mineral são todos Um. A mensagem que temos para o mundo, que tem caído na ‘grande heresia’ da separatividade, é o da Unidade. Para transmitir esta mensagem não precisamos ser gigantes intelectuais capazes de escrever, falar ou organizar; porque, se tivermos um coração reto e a atitude devida e nós mesmos alcançamos, em certa medida, a compreensão da unidade, todos podemos ajudar. Todos podemos transmitir a mensagem constantemente em nossa vida cotidiana. Tudo o que precisamos é caridade e um coração puro, um determinado poder de concentração e uma vontade que não arredem ante os obstáculos.

Temos que romper as amarras do eu inferior separado e temos que dedicar toda nossa vida ao serviço de nossos irmãos. Uma vez que tenhamos vislumbrado a esplêndida visão da unidade da vida, nenhuma dor terrestre poderá nos machucar. O gozo de trabalhar com os grandes dirigentes e Mestres da humanidade perdurará em nossos corações e brilhará em nosso olhar. Eles nos ajudarão a nos desenvolver, a fim de que cheguemos a ser servidores mais eficientes e mais inteligentes. Mediante Sua condução encontraremos a libertação e por Seu poder guiaremos à humanidade para a Paz.

bottom of page