top of page

me enviasse. E Ele sempre em mostrou como sair vitorioso de cada teste. 

Mesmo a morte, nada representa para quem é espiritualmente forte. Uma vez sonhei que estava morrendo. Mesmo assim, eu rezava: “Senhor, está tudo bem, qualquer que seja a Tua vontade”. Então Ele me tocou e compreendi esta verdade: “Como poderia morrer? A onda nunca morre, e eu nunca morrerei”. 

Quando você vai a uma loja de roupas, você procura aquela roupa que lhe cai bem, que realce a sua beleza. Você deve fazer o mesmo pela sua alma. A alma não tem uma roupa específica. Ela pode usar qualquer tipo de roupa mental, qualquer tipo de personalidade. 

Se você pensar intensamente numa pessoa, estudar sua história e conscientemente imitar sua personalidade, você começará a ser como ela, você estabelecerá sua identidade com aquela personalidade. Pratiquei isso e posso assumir qualquer personalidade que deseje. 

Quando visto a personalidade de sabedoria não falo de outra coisa senão sabedoria. Quando adoto a personalidade de Sri Chaitanya, um grande devoto de Deus, não falo de outro assunto a não ser devoção. E quando me ligo à personalidade de Jesus, não falo em Deus como a Mãe, mas só como o Pai, como Jesus falou. A alma pode adotar qualquer vestimenta mental que admire ou deseje, e mudar essa roupa tantas vezes quantas queira. 

Quando você conhece uma pessoa maravilhosa, não gostaria você de ser como ela é? Pense em todas as qualidades nobres nos corações de grandes homens e mulheres, você pode tê-las no seu coração. Você pode ser humilde e forte, ou valente como um general lutando por uma causa justa. Você pode ter a vontade conquistadora de um Gêngis Khan, ou a divina vontade, amor e auto-entrega de um São Francisco de Assis.

 

 

(Por Paramahansa Yogananda, 1o Templo da SRF em Encinitas, Califórnia, 20 de Agosto de 1939).

 

 

 

 

O EQUILÍBRIO PERFEITO É O ALTAR DE DEUS

 

 

A humanidade é um grande zoológico – tantas pessoas se comportando de forma tão diferente, sendo que a maioria delas não tem controle real sobre si mesmo. Mas para que possamos realizar o verdadeiro objetivo da vida, precisamos ter esse autocontrole. 

Precisamos procurar o equilíbrio. O perfeito equilíbrio é o altar de Deus. Lute por isso e uma vez que o tenha conseguido, nunca o perca. Quando estava sendo pregado na cruz, Cristo não perdeu o equilíbrio. Ele disse: “Pai, perdoa-lhes porque não sabem o que fazem”. A pessoa comum não sabe suportar suas provações. 

Logo que entrei no caminho espiritual, pensei que somente coisas boas iriam me acontecer, mas descobri que muitas experiências difíceis me aguardavam. Então pensei: “Porque eu amo a Deus tão profundamente, esperei uma consideração especial por parte dEle. De agora em diante eu direi: “Senhor seja feita a Tua vontade”. Provações duras chegaram, mas eu me segurei no pensamento, “Seja feita a Tua vontade”. Eu queria aceitar o que quer que Ele

bottom of page