top of page

O FIO DE OURO DA GRATIDÃO

 

Voltando milhares e milhares de anos atrás, até os primórdios dos registros do conhecimento humano, o poder da gratidão foi pregado e praticado, e desde lá foi passado através dos séculos, se espalhando pelos continentes, sobrevivendo em civilizações e culturas perdidas para as próximas gerações. A maioria das religiões, como o Cristianismo, Islamismo, Judaísmo, Budismo, Sikhismo e Hinduísmo, possuem a gratidão em seu núcleo.
Maomé disse que a gratidão pela abundância que você recebeu é o melhor seguro para que a abundância continue.
Buda disse que você não precisa de justificativa para nada, apenas gratidão e alegria.
Lao Tzu disse que se você regozijar-se pela maneira que as coisas são, o mundo inteiro te pertencerá.
Krishna disse que não importa o que lhe é oferecido, ele aceitará com alegria.
O Rei Davi disse para dar graças pelo mundo inteiro, por tudo que existe entre o céu e a Terra.
E Jesus dizia “Muito Obrigado” antes de realizar cada milagre.
Desde os aborígenes australianos até os Massais e Zulus Africanos, desde os americanos Navajo, Shawnee e Cherokee, até os Taitianos, Esquimós e Maoris, a prática da gratidão é a maior raiz das tradições indígenas.
“Quando você acordar de manhã, agradeça pela luz da manhã, pela sua vida e pela sua força. Agradeça pela sua comida e pela alegria de viver. Se você não vir razão para agradecer, a culpa recairá sobre si mesmo”.
Tecumseh (1768–1813)
A história é recheada com personagens famosos que praticaram gratidão, e cujas realizações os colocam entre os maiores seres humanos que já viveram: Gandhi, Madre Teresa, Martin Luther King Jr., o Dalai Lama, Leonardo Da Vinci, Platão, Shakespeare, Esopo, Blake, Emerson, Dickens, Proust, Descartes, Lincoln, Jung, Newton, Einstein e muitos, muitos mais.
As descobertas científicas de Albert Einstein mudaram a maneira que nós vemos o Universo, e quando perguntado sobre suas descobertas maravilhosas, ele respondia agradecendo aos outros. Uma das mais brilhantes mentes de todos os tempos agradecia outras pessoas centenas de vezes em um dia pelo trabalho que elas fizeram!
Não é maravilhoso que muitos mistérios da vida foram revelados por Albert Einstein? E não é igualmente maravilhoso que Albert Einstein fez algumas dessas grandes descobertas científicas da história? Ele praticava gratidão todos os dias da sua vida, e em retorno ele recebia abundância de muitas maneiras.
Quando Isaac Newton foi perguntado como ele alcançou as descobertas científicas que ele fez, ele disse que ele se apoiou em ombros de gigantes. Isaac Newton, recentemente, foi escolhido como o maior contribuinte da ciência e da humanidade, e estava também grato por aqueles homens e mulheres que viveram antes deles.
Os cientistas, filósofos, inventores, descobridores e profetas que praticavam a gratidão alcançaram seus resultados, e a maioria deles estavam cientes desse poder. Ainda assim o poder da gratidão era desconhecido da maioria das pessoas até hoje porque, para experimentar a magia da gratidão na sua vida, você tem que praticá-la!

 

Trecho do livro “A Magia”, de Rhonda Byrne

 

bottom of page