top of page

O HÁBITO MAIS FÁCIL É O DE FALAR A VERDADE

 

Tenham fé que a Verdade irá salvá-los no final; aferrem-se firmemente a ela, independentemente do que lhes possa ocorrer, pois se forem verdadeiros, o sentido da culpa não lhes consumirá por dentro nem causará dor. É a covardia que faz vocês ocultarem a verdade; é a raiva que afia a lâmina da falsidade. Sejam firmes e não haverá necessidade para uma mentira. Sejam cheios de amor e não haverá necessidade de subterfúgio. O hábito mais fácil é o de falar a verdade, a honestidade, pois, se começarem a contar mentiras, terão que lembrar-se quais e quantas inverdades contaram e para quem e estarem sempre alertas para não contradizerem uma mentira com outra! Amem uma pessoa e não mais precisarão enganá-la com uma mentira; vocês vão sentir que ela merece sempre a verdade e nada mais que a verdade. O amor evita uma grande quantidade de incômodos.

 

Não se deixem levar por toda essa conversa da atualidade sobre igualdade, tanto entre homens e mulheres, quanto entre todos os homens. Cada um tem uma certa base de inteligência e um conjunto de instintos, impulsos e impressões passadas que lhe são peculiares. À medida que vocês os desenvolvem ou os desviam ou diminuem as suas forças, nessa medida tem que haver diferenças em

 

 

 

seu equipamento e nas suas realizações. Usem todas as oportunidades de que disponham para desenvolverem suas habilidades, sua saúde e seu caráter. Esse é seu dever presente. Façam amizades duradouras. Não causem dor a ninguém com nenhum de seus atos; tampouco sofram dor vocês mesmos devido a tolices ou pura bravata.

 

Em sua escola, Eu sei que há algumas meninas também; tratem-nas com grande respeito, não falando delas com desconsideração. Elas são suas irmãs e honrando-as, vocês trarão honra a si mesmos e às suas irmãs. Respeito pelas mulheres é um sinal de verdadeira cultura.

 

Assim, Eu lhes peço que leiam bons livros; reverenciem seus professores e amem a todos. Não desonrem os mais velhos; cultivem o espírito de serviço e aprendam como servir aos doentes e aos necessitados, aproveitando toda oportunidade de ajudar aos demais. Ou pelo menos desistam de causar-lhes dor.

 

 

Publicação em Português: Palavras de Sathya Sai - Vol. 01 - Discurso 07 - 12/1999

​© 2023 por Senda da Iluminação - Carolina Camargo. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page