top of page

SETE REFLEXÕES SOBRE A CAMINHADA

 

1. A Ação Correta
A ação adequada é aquela que realizamos enquanto somos guiados pelo coração. Ela conterá erros, mas a presença da voz da consciência nos permitirá fazer um progresso real ao longo do caminho.

 

2. A Interação Abrangente
A era de Aquário é a idade da interação consciente.
A ilusão da separatividade foi amplamente eliminada. A vivência da Ética permitirá a construção de relações corretas e modos saudáveis de interagir. Em outras palavras, estamos a um passo da era da fraternidade universal, e o passo deve ser dado tanto individual como coletivamente.

 

3. A Fonte da Nitidez
A clareza de visão não vem por si mesma. Não pode ser obtida em universidades ou transmitida por escolas esotéricas formais.
Ela surge do fato de buscar metas nobres ao longo de muito tempo e de adotar uma visão altruísta da vida “pessoal”.

 

4. A Sinceridade Como Um Presente Incômodo
Devemos exigir mais de nós mesmos do que dos outros. No entanto, ser franco com os outros é indispensável para que sejamos sinceros com nós mesmos. Uma sincera honestidade é um dos maiores presentes que podemos dar a quem convive conosco - mesmo que este presente seja incômodo às vezes.

 

5. Não é Preciso Prever
Você não pode e não é necessário prever em que momento o êxito no Caminho da Sabedoria virá até você. Nem com que velocidade e ritmo ele fará isso. Cabe a você decidir que trabalhará intensamente na preparação de um futuro luminoso. Esta decisão deve ser renovada todos os dias e por um longo tempo. Cada pequeno passo adiante já contém algo da chegada à meta final. Lembre-se de que toda decisão nobre deve ser testada de muitos modos inesperados. Portanto, a intenção altruísta deve ser firme desde o início e ganhar força e resistência à medida que passa o tempo. Um constante reexame de nossas premissas, de nossas prioridades e de nossos métodos de ação: este é um preço a pagar para manter claro e definido o foco central em nossas vidas.

 

6. O Que é Ser Impessoal
Ser impessoal não consiste em alguém esconder o seu próprio nome como meio de alcançar a santidade. Um tal procedimento com frequência leva a uma negação sutil do sentimento de autorresponsabilidade.
Ser impessoal significa transcender todos os nomes pessoais em nosso coração, ao mesmo tempo que os usamos no mundo externo e respondemos pelas nossas ações.

 

7. O Diálogo com a Vida
Sendo um microcosmo ou resumo do universo, o ser humano deve observar sua relação como astros no céu. Esta interação pode ser lida através de um enfoque filosófico da ciência astrológica. O indivíduo pode observar também sua relação diária com os vários reinos da natureza.
Como anda seu diálogo com os animais? E com os vegetais? As plantas têm sentimentos. Elas buscam a felicidade, e têm muito a ensinar e a aprender em sua relação com os humanos.

 

Fonte: O Teosofista 
Ano VIII - Número 88 - Edição de Setembro de 2014 

bottom of page